Colóquio assinala 50 anos das independências dos países de língua portuguesa em África

O Secretariado executivo da CPLP, o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Representação Permanente de Portugal junto da CPLP organizam dia 9 de outubro, pelas 10h30 o colóquio “A construção da liberdade e das independências dos países de língua portuguesa – influências mutuas”, no Palácio Penafiel, sede da CPLP, conforme o programa disponível aqui.

Este evento será transmitido online, através do seguinte link.


A iniciativa, que surge numa altura em que se celebram 50 anos das independências dos países de língua portuguesa em África – Guiné-Bissau (1973), Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola (1975), pretende assinalar este marco fundamental na história do século XX, segundo a organização.

Em nota de imprensa, a CPLP lembra que fruto de lutas de libertação e do contexto da Revolução dos Cravos em Portugal, estes processos abriram caminho para a auto-determinação dos povos e para a construção de novas nações soberanas.

Acrescenta ainda que cinco décadas depois, estes Estados-Membros da CPLP celebram conquistas importantes e reflectem sobre os desafios dos caminhos percorridos e dos horizontes de futuro que se abrem para as novas gerações.

Fundada em 1996, a CPLP integra actualmente nove países – Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Inforpress


Assista em direto (clique na imagem)

)

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top