Dois espaços na Internet de apoio ao ensino e à aprendizagem do português para alunos do ensino secundário e para estrangeiros: a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos da Língua Portuguesa.

A Ciberescola da Língua Portuguesa tem duas vertentes, a componente de língua materna e a componente de língua não materna/estrangeira. Os alunos nativos integrados no sistema de ensino português (do 5.º ao 12.º ano) ou os aprendentes de português língua estrangeira (do nível A1 ao C2), em Portugal ou em qualquer parte do mundo, podem realizar autonomamente, mas também em sala de aula, os exercícios interativos propostos (cerca de 1000 no total, até ao momento).

Sendo interativos, os exercícios dão acesso automático aos resultados: deteção das respostas certas e erradas, pontuação, soluções e registo de pontuações.

Os exercícios de português língua materna respeitam os programas de português em vigor em Portugal, e os exercícios de português língua não materna observam os descritores constantes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

texto descritivo da imagem

Em Cibercursos da Língua Portuguesa disponibilizam-se recursos didáticos para professores e cursos em linha de Português Língua Estrangeira. Especialmente dirigidos para públicos anglo-saxónicos, contam com o patrocínio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Todos os exercícios são originais, produzidos e geridos por professores e investigadores em linguística, literatura e ensino de língua.

São visadas, equilibradamente, as competências da gramática, leitura, escrita, oralidade e vocabulário.

Nesta medida, a plataforma constitui-se como um projeto inovador no universo de oferta de ensino do português via Internet.

Ambas as plataforma, inovadoras no universo de oferta de ensino do português via Internet, dispensam a instalação qualquer software adicional para o seu acesso, gratuito e universal.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar