A ideia de construir um centro cultural português no Brasil, e um brasileiro em Portugal, foi apresentada durante um almoço na casa da governante brasileira, e teve boa recetividade por parte dos seis empresários presentes, entre brasileiros e portugueses, segundo a assessoria da ministra.

O projeto – uma ideia de Marta Suplicy quando esteve em Portugal, em junho – será agora posto no papel, com a intenção de captar recursos, no modelo de parcerias público-privadas.

Barreto Xavier visitou hoje três possíveis locais para a sede do centro cultural português no Brasil, todos na região central da cidade de São Paulo. Em um dos edifícios funcionava uma antiga sede da Polícia Federal, outro abriga o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional e o terceiro pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social.

No encontro, a ministra brasileira e o secretário de Estado da Cultura português abordaram ainda a realização conjunta de uma produção cinematográfica sobre a ida da família real portuguesa ao Brasil, em 1808.

O filme deve ter argumentistas e atores portugueses e brasileiros, divulgou a assessoria de Marta Suplicy.

Barreto Xavier participa ainda hoje numa receção no Consulado de Portugal em São Paulo e, amanhã, visita o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca. De quarta a sexta-feira estará no Rio de Janeiro, onde participará na abertura da Bienal do Livro.

FYB // GC. – Lusa/Fim

Fotos:

– Adeptos brasileiros assistem à partida entre as selecções de Portugal e do Brasil num bar na Costa de Caparica, 25 junho 2010. JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

– Uma adepta com um chinelo da Brasil e outro de Portugal enquanto assiste ao jogo da seleçao de Portugal, contra o Brasil, num ecran gigante em Coimbra, 25 de junho de 2010. PAULO NOVAIS/LUSA

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar