3 March 2021
Seminário organizado pelo CEC e a realizar na Faculdade de Letras, nos dias 17 e 18 de Dezembro.

Cânone, Margem e Periferia nos Espaços de Língua Portuguesa

CENTRO DE ESTUDOS COMPARATISTAS

CALL FOR PAPERS

Apresentação de resumos

 

A Comissão Organizadora do Seminário Internacional sobre “Cânone, Margem e Periferia nos Espaços de Língua Portuguesa” convida todos os interessados a apresentarem propostas de comunicação, painéis e sessões sobre qualquer assunto relacionado com a questão.

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Cânone, Margem e Periferia nos Espaços de Língua Portuguesa

 

MORPHEFLUL,

17-18 de Dezembro de 2012

 

Em co-organização com o Institut für Romanistik – Universidade de Hamburgo

Martin Neumann

Joachim Michael

Organização: Fernanda Gil Costa

Inocência Mata

Flávia Bâ

Kristian Van Haesendonck

 

Justificativa:As actuais relações de poder entretecidas

 

As actuais relações de poder entretecidas entre a periferia e o centro permitem a negociação de sentidos que convocam categorias problematizantes do paradigma do centro como pólo simultaneamente produtor e difusor de uma heurística fundadora e institucionalizante do conhecimento. Podendo perspectivar-se periferia como margem do centro a partir da qual este se define, essa relação constitui-se simultaneamente como ponto de tensão e de atenção do centro na negociação de problemáticas

inerentes aos papéis sociais e económicos atribuídos, com reflexos nas diversas áreas da actividade humana, da linguagem à produção artística e ao pensamento intelectual e científico. Por outro lado, acontece também que a turbulência social contemporânea permite deslocar do centro para a periferia as instâncias enunciadoras e instauradoras de diferentes tipos de conhecimento.

O fórum de discussão “Cânone, Margem e Periferia nos Espaços da Língua Portuguesa” pretende uma abordagem interdisciplinar que se debruce sobre a negociação do paradigma de produção e difusão do conhecimento associado ao centro e o papel da periferia nessa negociação. O cruzamento interdisciplinar sobre esta temática permitirá aferir uma perspectiva histórica, linguística, sociológica e culturalmente informada e problematizante de questões ligadas a cânone, centro, margem. Desta forma, estas questões constituem-se como objecto e mote de investigação e discussão que se pretende no mundo da língua portuguesa.

O Seminário “Cânone, Margem e Periferia nos Espaços da Língua Portuguesa”, acontecerá, no âmbito do Grupo MORPHE do CEC, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, contando com uma programação formada por conferências mesas-redondas, para além de comunicações individuais. Podem também ser propostas mesas de 4-5 participantes.

 

Convidam-se estudantes, investigadores e professores a apresentarem comunicações.

Os resumos das comunicações deverão ser enviados até ao próximo dia 30 de Setembro de 2012 para o seguinte endereço: periferiacec@gmail.com

 

A aceitação dos resumos será comunicada até 15 de Outubro.

Também poderá gostar

Sem comentários