4 March 2021

Brasília recebe espectáculo “Mensagem de Fernando Pessoa”

Brasília, 13 out (Lusa) – O espectáculo musical “Mensagem de Fernando Pessoa”, de André Luiz Oliveira, será exibido em Brasília, com 44 poemas musicados, em oito apresentações, numa homenagem que assinala os 80 anos da morte do escritor.

As apresentações serão feitas pelo trio Os Bandarra, dos dias 23 de outubro a 14 de novembro, com quatro programas diferentes que contemplam a ordem do livro “Mensagem”, publicado em 1934.

O projeto “Mensagem” foi idealizado em 1985 pelo músico e cineasta brasileiro André Luiz Oliveira, que musicou todos os poemas do livro homónimo, quando passavam 50 anos sobre a morte do poeta.

O primeiro disco do projeto, pelo qual recebeu o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, da República Portuguesa, possui interpretações de Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Zé Ramalho, Gal Costa, Gilberto Gil, Belchior e Glória de Lourdes, assim como do próprio autor.

O disco “Mensagem 2” foi lançado em 2003, com mais 13 músicas e a participação de alguns dos artistas do primeiro álbum, além de Milton Nascimento, Mônica Salmaso, Edson Cordeiro, Ná Ozzetti, Daniela Mercury, Zeca Baleiro e o cabo-verdiano Mario Lúcio.

No ano passado, André Luiz Oliveira concluiu o projeto com a gravação do terceiro disco, ainda não publicado, com os últimos 19 poemas do livro, incluindo as participações de Zélia Duncan, Zizi Possi, Carlinhos Brown, Fagner, Renato Teixeira, Cyda Moreira, Criolina, Rubi, Antonio Zambujo, Carlos do Carmo, Raquel Tavares, Dulce Pontes, Chullage, além de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Elba Ramalho.

As oito apresentações em Brasília contam com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

FYB // MAG – Lusa/Fim
Fernando Pessoa

“Fernando Pessoa” por Mestre Almada Negreiros

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES