Coimbra, Portugal, 20 nov (Lusa) – O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos integra a lista dos 50 intelectuais ibero-americanos mais influentes do mundo, segundo o portal eletrónico esglobal.org, citado hoje em comunicado pela Universidade de Coimbra.

Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, é também coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa e dirige ainda o projeto de investigação “ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo”.

Aquele projeto conta com o apoio do Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica no espaço europeu, lê-se no comunicado.

Ao longo da sua carreira, Boaventura de Sousa Santos colaborou com Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e a Universidade de Warwick, no Reino Unido.

O ex-Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, o peruano Nobel da Literatura Mário Vargas Llosa e a escritora e jornalista chilena Isabel Allende, são outros nomes que fazem parte da lista.

O traço comum às 50 personalidades é a produção de conhecimento na América Latina e o “enorme talento e variedade de pontos de vista gerados em espanhol e português”, línguas que oferecem alternativas à hegemonia das publicações científicas em língua inglesa, de acordo com a esglobal.org.

Sediado em Madrid, o portal é a versão em espanhol da revista ‘Foreign Policy’, editada pela Fundação para as Relações Internacionais e o Diálogo Externo (FRIDE).

O esglobal.org define-se como um ‘media’ analítico e de reflexão que realiza abordagens temáticas à escala global.

VYE/EL // EL – LUSA/FIM

http://www.esglobal.org/los-50-intelectuales-iberoamericanos-mas-influyentes-2014/

 

Foto LUSA: Boaventura de Sousa Santos. 22 de janeiro de 2003, em Porto Alegre, Brasil. EPA PHOTO AFPI / MAURICIO LIMA /ml/pa/jpr

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar