9 March 2021
O concurso "Ler em Português" vai premiar professores e alunos de português com viagens a Portugal e Estados Unidos os melhores blogues de escolas dos dois países, com conteúdos ligados ao Plano Nacional de Leitura.

“Blogues” escolares em português valem viagens para escolas de Portugal e EUA

O concurso foi aberto pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura e tem como parceiros as secretarias regionais de Educação de Madeira e Açores, além do Instituto Camões. 
João Caixinha, da Coordenação do Ensino do Português nos Estados Unidos (Instituto Camões), adiantou à Lusa que continuam a ser recebidas inscrições ao longo das últimas semanas e que dezenas de escolas dos dois países já estão a trabalhar na primeira edição deste concurso. 
“Pretende-se criar hábitos de leitura e permitir que escolas norte-americanas estejam em contacto com escolas portuguesas”, disse o responsável da coordenação, que trabalha junto ao Consulado de Portugal em Boston. 
João Caixinha destaca ainda a possibilidade de aproximar as escolas dos dois países, pelo facto de as equipas serem mistas. 
Cada equipa será composta por oito elementos – um professor e três alunos portugueses e outros tantos norte-americanos, que terão de ter competências básicas no português e no inglês. 
A primeira edição tem como tema “Liberdade e segurança numa sociedade plural” e destina-se apenas a escolas secundárias, prevendo-se que o concurso seja alargado também ao básico no próximo ano. 
Cada “blogue” terá de publicar duas entradas (posts) por semana, até 15 de maio. 
As equipas terão ainda de apresentar um trabalho final, em que deverão ser usados preferencialmente os recursos físicos e digitais disponibilizados pelas bibliotecas escolares. Ler o artigo completo (RTP Açores)

 

Artigo relacionado: Concurso Ler em Português

Também poderá gostar

Sem comentários