O portal, intitulado “Português da Gente, o Português de Toda a Gente”, está a ser desenvolvido pelo IILP em colaboração com especialistas em aprendizagem de português como língua estrangeira, que o assessoraram no planeamento.
Gilvan de Oliveira, diretor executivo do ILP, explicou que a criação do portal está prevista no Plano de Ação de Brasília para a Promoção, Difusão e Projecção da Língua Portuguesa no Mundo, aprovada em 2010 na primeira conferência sobre o futuro do Português.
“A unidade de Internet permite o intercâmbio de professores de todo o mundo e a preparação de unidades didáticas que o professor ou alunos autodidatas possam utilizar”, disse.
Garantindo que “o material é muito inovador, pois disporá de cursos ou unidades de cada um dos oito países da CPLP”.
“O aluno poderá escolher que português quer aprender e haverá lições preparadas por cada um dos países, com as suas respetivas características”, disse.
O contacto com o português de todos os oito Estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) será garantido nesse portal “tipo Wikipédia”, em que todos os utilizadores da língua portuguesa vão poder interagir e colaborar gratuitamente.
“O curso ocupará um portal na Internet que permite o acesso no mundo todo, de forma gratuita, e ainda permitirá aos professores preparar o material e mandá-lo para o portal como se fosse a Wikipédia. Todos os professores serão autores e cada professor no mundo poderá colaborar colocando o seu exercício”, disse Será acoplado aos elementos mais modernos da Internet, onde o aluno terá, em redor da sua unidade, acesso a dicionários “on-line”, “chats” e ao amazon.pt, onde se poderá adquirir livros em português. Ler o artigo completo (Angop)