Em 28 de outubro, o Ministério da Cultura (MinC) transmite ao vivo, a partir das 12h, um bate-papo sobre cultura e língua portuguesa, com a diretora-executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a moçambicana Marisa Mendonça, e o diretor de Relações Internacionais do MinC, Gustavo Pacheco.

Marisa Mendonça realiza visita oficial ao Brasil, entre 26 e 30 de outubro, para estreitar os laços com órgãos do governo e instituições brasileiras voltadas à difusão da língua portuguesa.
Ainda no dia 28, às 15h, Mendonça se reúne com o secretário-executivo da pasta, João Brant.

Um dos temas que deve ser tratado no bate-papo são as atividades realizadas pelo IIL. Fundado em 1989, com sede em Cabo Verde, o instituto faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É voltado para a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação e informação. Entre suas diversas funções, está, por exemplo, a implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Em relação ao Acordo Ortográfico, a conversa deve reforçar a posição brasileira em relação à não revisão ou prorrogação da vigência do prazo de transição. A previsão é que o acordo entre em vigência, em caráter definitivo, em 1º de janeiro de 2016.

O IILP também é responsável pela implantação do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE). A plataforma on-line tem como objetivo oferecer, à comunidade de professores e interessados em geral, recursos e materiais para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira.

Outro ponto tratado será a Comissão Nacional do ILLP, instância que representa os interesses do Brasil junto ao Instituto e acompanha a implementação de seus Planos de Ação. O MinC, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, conta com assentos nessa Comissão, que é integrada também por representantes dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, além de especialistas em língua portuguesa de entidades como a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), entre outros.

A moçambicana Marisa Mendonça assumiu a diretoria do IILP em 2014. Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marisa foi diretora, entre 2003 e 2009, da Faculdade de Línguas da Universidade Pedagógica, em Moçambique (2003-2009). Também atuou, entre 2005 e 2013, como coordenadora-geral do Programa de Formação Contínua de Professores de Português no Programa da Universidade Pedagógica-Instituto Camões. Além disso, entre 2009 e 2012, foi diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica, Moçambique.

António Lacerda/Lusa: Pôr do Sol. Rio de Janeiro, Brazil, 04 de junho de 2015.  EPA/Antonio Lacerda

António Lacerda/Lusa: Pôr do Sol. Rio de Janeiro, Brazil, 04 de junho de 2015. EPA/Antonio Lacerda

Visita Oficial

Em sua viagem, a Diretora do IILP se reune, em Brasília, com o Secretário-Geral do Itamaraty, Embaixador Sérgio França Danese, com o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, e com o Secretário Executivo do Ministério da Cultura (MinC), João Caldeira Brant Monteiro de Castro nos dias 27 e 28.

No dia 26, a diretora esteve no campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em Redenção/CE, para a palestra “Por uma Visão Pluricêntrica da Língua Portuguesa”.

Sua agenda inclui, ainda, visitas à Academia Brasileira de Letras (ABL) e à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro, no dia 29; e ao Museu da Língua Portuguesa e à Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, no dia 30.

Saiba mais

 Ministério da Cultura (MinC)

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar