Nova Iorque, Estados Unidos, 06 out 2025 (Lusa) – A autora infantojuvenil Rosário Alçada Araújo encontra-se num périplo pela costa leste dos Estados Unidos (EUA), até ao próximo sábado, com o objetivo de promover a leitura em língua portuguesa em várias escolas do país.
Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Plano de Divulgação da Língua Portuguesa para 2025 da Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA) e do Plano de Incentivo à Leitura do Camões, I.P.
O périplo de Rosário Alçada Araújo, autora com mais de 20 obras publicadas, incluindo “O País das Laranjas” ou “Num Tempo Que Já Lá Vai”, começou na passada quinta-feira pela ‘Discovery Language Academy School’, na cidade de New Bedford, tendo já passado por outras instituições de ensino no mesmo estado de Massachusetts, mas também no estado vizinho de Rhode Island.
A autora tem passado por escolas portuguesas comunitárias e escolas norte-americanas com ensino bilingue, assim como por outras entidades locais.
A viagem, que termina a 11 de outubro, passará ainda pelos estados de Nova Iorque, Nova Jérsia e Connecticut, onde se concentram significativas comunidades portuguesas.
As sessões com a presença da autora contam com o apoio do Instituto Camões, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), da rede diplomática e consular e de organizações luso-americanas e americanas, e têm como público-alvo as comunidades educativas das escolas comunitárias portuguesas.
O coordenador do ensino português nos EUA, João Caixinha, explicou à Lusa que a preparação desta iniciativa englobou a oferta de livros da autora a todas as escolas das diferentes áreas consulares envolvidas neste périplo, assim como o contacto constante com todas as instituições de ensino a serem visitadas por Rosário Alçada Araújo.
Para hoje, a autora, nascida em Lisboa, tem ainda agendada uma entrevista em direto na WJFD 97.3FM, a maior rádio em língua portuguesa nos EUA, sediada em New Bedford.
MYMM // JMC – Lusa/Fim
Foto: Facebook

