Aumento da oferta de português em Nova Iorque e Nova Jersey em negociação

De regresso de uma visita de quatro dias aos Estados Unidos e Canadá, o secretário de Estado José Cesário afirmou que a negociação, que está a ser feita com o apoio do senador luso-americano Jack Martins, “está a ser feita em vários locais”, e “caso a caso”, dependendo muito das escolas e das autoridades.

“Vamos prosseguir, em Nova Jersey e Nova Iorque, e Jack Martins aí é um elemento fundamental porque é muito prestigiado na comunidade e junto das autoridades do Estado”, disse Cesário.

No último ano e meio, adiantou, foi criada oferta de ensino português como língua estrangeira em Mineola, a primeira no Estado de Nova Iorque, numa escola na Califórnia e no condado de Miami-Dade, Florida, também com apoio do luso-americano Alberto Carvalho, superintendente das escolas locais.

Na visita aos Estados Unidos e Canadá, Cesário fez a distribuição das primeiras “mini-bibliotecas”, ao abrigo do Plano de Incentivo da Leitura.

No âmbito do programa, foram entregues cinco bibliotecas – duas à escola da associação First Portuguese, em Toronto, uma à escola portuguesa da Missão de Santa Cruz, em Montreal, e as duas restantes nos Estados Unidos.

A distribuição das bibliotecas abrange as escolas e associações portuguesas com estabelecimentos de ensino de língua portuguesa.

Nos Estados Unidos, Cesário manteve ainda encontros com as comunidades, dirigentes de clubes e escolas e autoridades de Newark (Nova Jersey) e Yonkers (Nova Iorque), em eventos em que participou também a deputada das comunidades Maria João Ávila (PSD).

José Cesário tomou ainda conta de vários pedidos de comunidades na região para fazerem parte do programa de permanências consulares, em que os funcionários consulares se deslocam ao terreno para prestar serviços presenciais.

A visita serviu ainda para recolher elementos para a futura cônsul-geral de Nova Iorque, Manuela Franco, que ainda não tem data para tomar o posto desocupado há vários anos, esperando o secretário de Estado que tal aconteça no primeiro semestre.

Também em Newark irá em breve haver uma mudança, estando a decorrer um concurso para o posto de cônsul, atualmente ocupado por Maria Amélia Paiva.

Antes dos Estados Unidos, Cesário esteve 3 dias em Toronto e Montreal, onde promoveu a aplicação do programa de incentivo à leitura, lançado recentemente para apoiar o ensino do Português no estrangeiro e foi convidado de honra na gala do 13.º aniversário da Casa das Beiras.

PDF(EF) //JMR.

Lusa/Fim

Fotos:

– A bandeira de Portugal hasteada no edifício da Bolsa de Nova Iorque durante a visita do Presidente da República, Cavaco Silva, a esta instituição financeira novaiorquina, Nova Iorque, 25 de Setembro de 2008. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

– Aspeto de edifícios e de uma rua de Nova Iorque. FOTO PAULO NOVAIS / LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top