Praia, 22 jun (Lusa) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia, vai receber a partir de quinta-feira o encontro anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE).
Em nota de imprensa, a Uni-CV indica que o encontro, que se prolonga até domingo, contará com 37 apresentações com diversas abordagens, mais de 60 conferencistas com a participação de mais de 10 universidades internacionais de Espanha, Brasil, Estados Unidos, Macau, Portugal, Holanda, Dinamarca e Suíça.
“Serão consideradas propostas para comunicações sobre as línguas crioulas de base portuguesa e/ou de base hispânica, o espanhol e/ou português em situação de contato, bem como propostas que se concentram em questões de língua cabo-verdiana”, lê-se na nota.
A Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), fundada em 2001, tem como uma das atividades centrais a organização de encontros científicos anuais, por vezes, em colaboração com outras associações especializadas.
Um dos objetivos é promover e desenvolver o estudo dos crioulos de base lexical portuguesa e espanhola.
Podem ser membros da associação os docentes e investigadores das línguas e todos os que, não sendo docentes nem investigadores, trabalhem nesta área ou em áreas afins.
A localização dos encontros é alternada entre a Península Ibérica e outras partes do mundo.
O encontro do ano passado aconteceu na cidade de Graz, Áustria, e o do próximo ano deverá acontecer em Estocolmo, Suécia.