28 February 2021
Programa Assistentes de Língua Portuguesa na França seleciona estudantes brasileiros.

Assistentes de Língua Portuguesa na França

Aberto para todos os estudantes brasileiros matriculados em Letras ou em outros cursos na área de ciências humanas, a Embaixada da França no Brasil lança edital do Programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa na França – ano letivo 2015-2016. Para inscrição o candidato deve ter completado, pelo menos, dois anos do seu curso superior até sua chegada à França e possuir conhecimento da língua francesa nível 1B (quadro europeu comum de referência para línguas).

O programa tem como objetivo oferecer oportunidade a estudantes brasileiros de familiarização com a língua e a cultura francesa, levando em troca às escolas e aos estabelecimentos franceses a riqueza da língua e cultura brasileira. Diante disso, apenas brasileiros que estudam no País poderão se inscrever. Cada candidato selecionado será beneficiado com status de funcionário temporário do Estado francês e terá a possibilidade de se inscrever em alguma universidade da França, desde que a atividade ou o curso não atrapalhem a função de assistente, de 12h semanais.

Inscrições

Os formulários poderão ser consultados e retirados site do Ciep onde cada candidato poderá indicar a cidade de sua preferência de acordo com as academias escolares participantes do programa. Porém, são as instituições as responsáveis pelas decisões sobre locais onde serão selecionados os candidatos. Interessados deverão enviar seu dossiê a ser recepcionado pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da França até o dia 3 de dezembro de 2014.

Etapas

1ª etapa: de 4 de novembro a 12 de dezembro de 2014 – Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista (presencial ou por telefone) e informados sobre sua classificação regional.

2ª etapa: 20 de janeiro de 2015 – Os candidatos receberão sua classificação nacional.

3ª etapa: (abril/maio de 2015) – A embaixada Francesa comunica aos estudantes selecionados sua designação na França.

Número de vagas, nomeação e remuneração

O Ministério da Educação Nacional francês determina, todos os anos, por volta do mês de março, o número de vagas para os assistentes da língua estrangeira atribuídos a cada país. Em 2014, 18 vagas foram ofertadas para os assistentes da língua portuguesa no Brasil. Com permanência de sete meses, de 1º de outubro de 2015 a 30 de abril de 2016, os nomeados terão o salário mensal líquido de cerca de 790 euros, com base no valor atual.

Envio postal ou entrega do dossiê em 2 vias deverá ser enviado à adida de cooperação para o francês, Sandrine Diese.

Consulado Geral da França no Rio de Janeiro

Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – 4º andar

20020-010 Rio de Janeiro/RJ

Informações

Assistente: Susana Hadj-Said

Tels: (55-21) 3974-6654/ 3974-6655

sandrine.diesel@diplomatie.gouv.fr

susana.hadj-said@diplomatie.gouv.fr

 

Foto LUSA: Cristo Redentor e monte “Pão de Açucar”  vistos da Praia de Copacabana, durante a visita do Papa Francisco ao Brasil. 28 de julho de 2013. EPA/FERNANDO BIZERRA JR.

Também poderá gostar

Sem comentários