Bissau, 07 jul 2021 (Lusa) – A Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) arranca hoje em Bissau, Guiné-Bissau, dedicada ao tema “O ambiente de negócios e desenvolvimento sustentável nos países da CPLP pós covid-19”.

“Vamos discutir a vida da comunidade, uma comunidade da cultura, da língua da ciência e da educação, vamos falar da democracia nos nossos países, vamos tratar de assuntos parlamentares, quais são as preocupações dos parlamentares da CPLP”, disse Odete Semedo, presidente do grupo guineense.

Segundo a deputada do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), a covid-19 é uma preocupação a nível global, salientando que ainda se está a viver a pandemia.

A deputada salientou que também vão ser discutidos a questão da formação, principalmente o ensino da língua portuguesa, e a sua adoção como língua oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Há uma questão que também é cara a todos os países desta comunidade que é a livre circulação de pessoas e bens. Qual a nossa estratégia neste mundo globalizado”, afirmou Odete Semedo.

No encontro, que vai decorrer hoje e quinta-feira em Bissau, vão participar todos os países da CPLP, alguns dos quais virtualmente devido à pandemia do novo coronavírus.

A assembleia parlamentar antecede a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se realiza em Luanda, Angola, nos próximos dias 16 e 17 de julho, altura em que organização comemora os seus 25 anos de existência.

Angola assumirá oficialmente a presidência da CPLP durante a cimeira, sucedendo a Cabo Verde, que teve o seu mandato prolongado por mais um ano devido à pandemia de covid-19.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.987.613 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 184,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

MSE // LFS – Lusa/Fim

Ver também:

Assembleia parlamentar da CPLP realiza-se em Bissau em 07 e 08 de julho

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar