Congresso Intercontinental Modernismo Brasileiro-100 Anos

  Apresentação

O CIMBr-100Anos une numa aliança de colaboração onze instituições de cinco países em três continentes, a saber: Brasil (Universidade Estadual Paulista – Unesp, Universidade Federal de Rondônia – Unir e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC); Espanha (Universidad Complutense de Madrid – UCM e a Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España – APLEPES); Portugal (Universidade Aberta, Universidade Fernando Pessoa e Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias – CLEPUL, da Universidade de Lisboa); Itália (Universidade de Pádua e Universidade de Perugia); e Angola (União dos Escritores Angolanos – UEA). No transcurso de 2022, cada país organizará atividades que estarão incluídas nas comemorações dos 100 anos da realização da Semana de Arte Moderna, marco de início do modernismo brasileiro, que teve lugar de 13 a 18 de fevereiro de 1922, em São Paulo.

         Dada a abrangência do movimento modernista e o legado deixado, o CIMBr-100Anos pretende proporcionar uma visão geral dessa etapa que revolucionou diversos campos do saber e serviu de referência para criadores futuros. Fomenta-se, assim, a participação de professores e pesquisadores de distintos países e de distintas áreas de conhecimento, como Literatura, Artes Plásticas, Arquitetura, Música, Dança, Cinema e Fotografia, a fim de alcançarmos uma representação artístico-cultural mais ampla e heterogênea do que significou o modernismo e da sua influência nas vanguardas que lhe sucederam nesses três continentes.

            A abertura do CIMBr-100Anos terá lugar na Espanha, na Facultad de Filología da Universidad Complutense de Madrid, com o evento MODERNISMO: PROJEÇÕES NA EUROPA, IBERO-AMÉRICA E ÁFRICA, de 16 a 18 de fevereiro de 2022. Os organizadores da atividade são a área de Filologia Galega e Portuguesa do Departamento de Estudios Románicos, Franceses, Italianos y Traducción (ERFITEI) da UCM e a Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España (APLEPES).

EL EVENTO ES GRATUITO, PERO ES NECESARIO INSCREVERSE AQUÍ

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top