Brasileira será a primeira mulher a liderar a Organização Internacional do Café

São Paulo, 10 fev 2022 (Lusa) – O Governo brasileiro anunciou hoje a eleição de Vanusia Nogueira, indicada pelo país, e que será a primeira mulher a assumir a liderança executiva da Organização Internacional do Café (ICO, na sigla em inglês).

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro destacou num comunicado que Vanusia Nogueira foi eleita por consenso dos membros do organismo multilateral para um mandato de cinco anos sucedendo a José Dauster Sette, também brasileiro.

“Ela será a primeira mulher a liderar a organização”, frisou o comunicado do Governo brasileiro, país que é o maior produtor e exportador mundial de café.

“O Governo brasileiro confia que a ICO continuará seu processo de modernização sob a gestão de Vanusia Nogueira, o que lhe permitirá fortalecer sua capacidade de atender às demandas do setor cafeeiro dos Estados-membros”, acrescentou a nota.

Vanusia Nogueira, nascida em Minas Gerais, estado que é o maior produtor de café do Brasil, é especialista em café e filha e neta de produtores e comerciantes do produto.

A nova presidente da ICO tem doutoramento em Administração, além de inúmeros cursos internacionais de especialização em cultura do café nos Estados Unidos da América, Brasil e Alemanha.

Atualmente, Vanusia Nogueira ocupa o cargo de diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e é diretora do Conselho Nacional do Café (CNC), da ‘Rainforest Alliance’, da ‘Alliance for Coffee Excellence’ e da ‘Specialty Coffee Association’.

A ICO, com sede em Londres e fundada em 1963 sob os auspícios da ONU, reúne os países responsáveis ​por 98% da produção e 67% do consumo mundial de café, e tem como missão promover o fortalecimento do setor cafeeiro global e sua expansão sustentável.

A organização multilateral também funciona como um fórum para a discussão de aspetos técnicos e comerciais do café, inclusive para o setor privado.

CYR // LFS – Lusa/Fim

epa08536469 Aldeões timorenses recolhem grãos de café durante a época de colheita em Letefoho, Timor Leste, 09 de julho de 2020. O café é uma das maiores exportações da economia de Timor-Leste. EPA / ANTONIO DASIPARU
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top