Facto ou fato?

« não percebi…

Contacto ou contato?

preciso de ajuda! »

texto André Fernandes da Cunha. Ilustrações de Luísa Spínola (Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira).

O uso da nova ortografia tem sido acompanhado de algumas dúvidas de quem fala e escreve em Português. Independentemente das diferenças de opinião sobre o Acordo Ortográfico, a relação entre a Língua Portuguesa e a sua ortografia teve uma modificação.

Em Portugal, uma das hesitações comuns diz respeito ao uso da letra c antes da letra t.

« Será que facto passou a fato?
Será que, agora, devo dizer e escrever contato na vez decontacto? »

A resposta direta e objetiva é: não!

Em Portugal, o c caiu em directa e em objectiva porque todas as consoantes mudas (que não se liam) foram suprimidas nesta nova ortografia. Deste modo, o facto é que o c em facto era e é pronunciado, pelo que, de facto, se mantém a forma  facto.
Tal como no caso acima, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa admite as formas contactocontato, em harmonia com a variante que o falante utiliza. Em Portugal, diz-se e escreve-se contacto; no Brasil, é admissível a forma contato.

O Portal da Língua Portuguesa apresenta o Vocabulário
Oficial do Português, entre outros recursos úteis.*

* Sobre esta dúvida, sugere-se a leitura de «Conservação ou supressão das consoantes c, p, b, g, m e t em certas sequências consonânticas (base IV)».

Apenas a forma escrita da Língua Portuguesa teve algumas alterações, pelo que se pode e se deve falar como se falava antes do Acordo Ortográfico.

Um pacto de amizade não passou a ser um pato de amizade, por muito que a amizade com os animais esteja na ordem do dia.

 Leia os dois textos em voz alta

e repare nas semelhanças…

em 2005
O director do clube apresentou o novo projecto e os objectivos da colectividade para esta época.Trajando o fato oficial, o treinador adiantou,  convictamente, a táctica principal e referiu que têm sido feitos contactos para reforçar a equipa. Também explicou como a bactéria estomacal tem sido um factor que, de facto, vem afectando o desempenho do futebolista.

em 2015
O diretor do clube apresentou o novo projeto e os objetivos  da coletividade para esta época. Trajando o fato oficial, o treinador adiantou, convictamente, a tática principal e referiu que têm sido feitos contactos para reforçar a equipa. Também explicou como a bactéria estomacal tem sido um fator que, de facto, vem afetando o desempenho do futebolista.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar