Produção artística e literária de países falantes do idioma será explorada entre os dias 17 e 20 de maio em programação organizada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Disseminado especialmente a partir de produções culturais, o português é atualmente falado em nove países que compõem a chamada Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O presente e o futuro do idioma serão explorados no Fórum Horizontes Comunitários de Língua Portuguesa, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de maio.

O evento será transmitido on-line pelo canal da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP no YouTube. A programação tem como objetivo discutir a extensão da comunidade que fala português, com foco no sul global.

“Além da língua há muitas outras coisas em comum nesta comunidade transnacional, como a arte, cultura, religiosidade e tradições. Refletir sobre o futuro dessa comunidade é muito importante, pois se há um passado comum, também pode haver um futuro compartilhado”, disse Edson Luiz de Oliveira, que é um dos organizadores do evento e pós-doutorando do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) da USP.

Temas como o Timor-Leste e sua nascente produção literária em língua portuguesa serão explorados durante a programação. “Essa nação, conhecida como ‘a terra onde o sol nasce primeiro’ (Timor Lorosae) é também o local de uma nascente literatura de língua portuguesa, tendo já produzido um grande poeta conhecido internacionalmente, que é o também líder da independência do Timor-Leste, Xanana Gusmão, além do grande romancista Luís Cardoso de Noronha”, ressaltou Edson Oliveira.

A programação conta ainda com mesas sobre prosa e poesia, literatura e cultura da década de 1920 no estado indiano de Goa e cinema de língua portuguesa.

O Fórum Horizontes Comunitários de Língua Portuguesa é realizado pelo Grupo de Pesquisa Timor-Leste: Literatura, Política e Sociedade (TLLPS); Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP), Programa de Pós-graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, e Programa de Pós-graduação em Literatura Portuguesa da FFLCH. Confira a programação completa abaixo:

Partilhar