Workshop Internacional sobre o Ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Disciplinas Afins , nos dias 02, 03 e 04 de Abril.

 

Além de relevante cientificamente, em termos teóricos e metodológicos, no campo da relação entre o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, da Matemática e de disciplinas afins em contextos de bilinguismo, a importância do workshop prende-se também com perspectivas que ele permite vislumbrar no que tange a implicações sociais dos trabalhos a serem apresentados e debatidos. Isto é, a análise de contribuições que apontem possibilidades concretas de aplicabilidade do conhecimento no âmbito das temáticas que darão corpo ao evento.

As Sessões Temáticas versarão sobre Metodologias e práticas do ensino da língua portuguesa como língua segunda;  Ensino da Matemática e da estatística; O papel das línguas maternas na aprendizagem do Português e da Matemática; A Língua Cabo-verdiana e a Língua Portuguesa: bilinguismo, direccionalidade de interinfluência e grau, e implicações para a aprendizagem em contexto escolar; Condicionalismos ou influências de contextos de bilinguismo sobre a formação do pensamento, raciocínio lógico e aquisição e uso da linguagem e seus efeitos sobre a aprendizagem. Também serão consideradas as práticas investigativas, com sessões em que serão discutidos aspectos relacionados a estudos de variáveis geradoras de procedimentos económicos de ensino de leitura com compreensão e de pré-requisitos para a emergência do comportamento conceitual numérico e a formação de sequências. Ler a notícia completa (Univ CV)

 

Artigo relacionado: Cabo Verde: UniCV declara 2012 Ano da Língua Portuguesa

Observatório da Língua Portuguesa
AUTOR: Observatório da Língua Portuguesa

Partilhar