1º Congresso Internacional Portugal-Brasil-África

1º Congresso Internacional Portugal-Brasil-África: relações históricas, literárias e cinematográficas, a realizar nos dias 24 e 25 de outubro de 2012, resulta de uma parceria entre o Departamento de Letras da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, o curso de Cinema da mesma Faculdade e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e enquadra-se num conjunto de iniciativas que o Departamento de Letras da UBI tem concretizado ao nível da lusofonia: I Congresso Internacional Relações Culturais Portugal-África, em junho de 2008; Colóquio Internacional Portugal-Brasil, em outubro de 2009; e II Congresso Internacional Relações Culturais Portugal-África, em outubro de 2010. O Departamento de Letras aposta, pois, na transdisciplinaridade inerente a estas iniciativas.

Comemorando-se em 2012 o Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal, o Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior fez confluir essas três áreas geográficas da lusofonia que são Portugal, o Brasil e os PALOP num Congresso Internacional que tivesse por objeto de estudo as suas relações históricas, literárias e cinematográficas, dispondo no subtítulo do Congresso, por ordem cronológica, formas de relacionamento cultural cuja base de intercâmbio foi e é a língua portuguesa.

Urge refletir e divulgar, de um ponto de vista sincrónico e diacrónico, domínios culturais de grande impacto pessoal e social como são a história, a literatura e o cinema, manifestações que podem marcar idiossincrasias ou serem pontes entre países independentes que tiveram um passado unido por uma língua comum. Espera-se, através deste Congresso, aprofundar a análise histórica, literária e cinematográfica da atual lusofonia, uma realidade mutável no tempo.

Todos os contactos deverão ser efetuados para o endereço eletrónico oficial do Congresso: congpba@ubi.pt. Poderão também contactar a Comissão Organizadora para o mail letras@ubi.pt e ainda através do nº de telefone 275329133 (Mestre Josué Milheiras).

A correspondência deverá ser enviada para:Universidade da Beira Interior
Departamento de Letras
A/C Professora Doutora Cristina Costa Vieira
Rua Marquês d’Ávila e Bolama
6200-001 Covilhã, PORTUGAL

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top