5 March 2021
Relativamente aos livros publicados em 2011, o Grande Prémio de Romance e Novela APE/SEC, atribuído desde 1982, em trinta anos consecutivos, acaba de galardoar a obra “O Lago”, de Ana Teresa Pereira (Relógio D’ Água).

Ana Teresa Pereira vence Grande Prémio de Romance e Novela da APE

Ao reunir pela 3.ª vez, o júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, José Manuel de Vasconcelos, Luísa Mellid-Franco, Manuel Gusmão, Manuel Simões e Silvina Rodrigues Lopes, deliberou por maioria, pois Manuel Simões votou em “Tiago Veiga”, de Mário Cláudio (Dom Quixote).

As 103 obras admitidas ao concurso (o 2.º valor mais alto, de sempre), e dado que duas são de co-autoria, outras duas de um mesmo autor e mais duas de um outro, correspondem também a 103 escritores, 71 homens, 32 mulheres, tendo a chancela de 35 editoras.

O Grande Prémio de Romance e Novela, no montante de 15 000 Euros, já distinguiu 26 autores, de 16 editoras, havendo 4 que bisaram: Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e Maria Gabriela Llansol.

Foram patrocinadores, relativamente a esta sua última edição: a Secretaria de Estado da Cultura, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Instituto Camões, o Município de Grândola e a Sociedade Portuguesa de Autores.

 

Associação Portuguesa de Escritores

 

Rua S. Domingos à Lapa, 17, 1200-832 LISBOA · PORTUGAL

Telefone +351 21 397 18 99

e-mail: info@apescritores.pt

http://www.apescritores.pt

 

Foto: LUSA: O presidente, António Ramalho Eanes, entrega o Grande Prémio do Romance e Novela 1982 da APE (Associação de Escritores Português) ao escritor José Cardoso Pires durante a cerimônia em Lisboa a 08 de abril de 1983. Fernando Baião / LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários