Faça a descarga aqui
100 Livros Portugueses do Século XX – Uma Selecção de Obras Literárias, trata-se de uma proposta forçosamente subjetiva que procura dar uma visão do que foi a produção literária portuguesa no século XX. Uma escolha de Fernando Pinto do Amaral, não a pensar nos eruditos ou nos especialistas, mas “destinando-se essencialmente a um propósito de divulgação”.
A obra, editada pelo Instituto Camões, a pensar naqueles que se interessam pela Literatura Portuguesa não só em Portugal como pelo mundo fora.
Uma obra que se insere num dos objectivos do IC, promover a Cultura Portuguesa no mundo.
As 100 obras são apresentadas num percurso cronológico contendo uma fotografia do autor, acompanhada de uma breve nota biográfica, e a reprodução da capa da respectiva 1ª edição.
Dos autores escolhidos apenas Fernando Pessoa repete a presença quer pelo ortónimo, quer pelos seus heterónimos mais conhecidos. Entre outros títulos encontram-se referenciados nesta obra Pelo Sonho é que Vamos, de Sebastião da Gama, Poesia, de José Gomes Ferreira, Solidão, de Irene Lisboa, Pedro, o Crú, de António Patrício, A Torre de Barbela, de Ruben A., ou O Medo, de Al Berto.