5 March 2021
A relação entre o cinema e o aprendizado escolar é o tema central do 1° Encontro Cinema Escola que decorre até ao próximo domingo, em São Paulo, numa iniciativa da Cinemateca Brasileira em parceria com a Escola Carlitos.

1° Encontro Cinema Escola na Cinemateca Brasileira

A programação, que conta com o apoio do Instituto Camões, tem início nesta quinta-feira e reunirá profissionais brasileiros e estrangeiros, educadores e cineastas, para uma série de debates sobre a presença do cinema nas escolas.

De acordo com os organizadores, “o objetivo do evento é discutir a utilização pedagógica da Sétima Arte na sala de aula e a necessidade de se criar uma cultura cinematográfica ao longo da formação escolar”.

Inserida nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, o Encontro apresenta ainda uma pequena mostra de filmes portugueses, com curadoria de José Manuel Costa, subdiretor da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, reunindo filmes dos cineastas Manoel de Oliveira e Paulo Rocha.

O 1° Encontro Cinema Escola dedica especial atenção às experiências do Serviço Pedagógico da Cinemateca Francesa e seu laboratório “O cinema, cem anos de juventude”, criado em 1996. O

O laboratório conta com a curadoria artística do professor e cineasta Alain Bergala, autor de A hipótese cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema na escola e fora dela.

Atualmente, cerca de 30 escolas da França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Itália e Brasil participam do projeto. O evento também abre espaço para as atividades da associação portuguesa Os filhos de Lumière, que integra o laboratório francês desde 2006. Ler o artigo completo.

Também poderá gostar

Sem comentários