Este prémio, no valor de € 7.500 (sete mil e quinhentos euros), visa promover a língua portuguesa como suporte de comunicação científica e técnica, distinguindo traduções de qualidade que tenham contribuído para o enriquecimento e rigor da terminologia científica e técnica. Trata-se de uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da União Latina, que conta com a colaboração do Conselho Nacional de Tradução, da Associação Portuguesa de Tradutores, da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e da Secretaria de Estado da Cultura.

Condições Gerais

As obras, publicadas em Portugal em 2011 e que não tenham sido objecto de qualquer prémio, podem ser submetidas a concurso quer pelos tradutores quer pelas editoras. Excluem-se as traduções de obras literárias, obras de natureza institucional, traduções indirectas e manuais de instruções. Os interessados deverão consultar o regulamento disponível na Internet.

A admissibilidade dos trabalhos submetidos a concurso é da competência do Júri, constituído por representantes das seguintes entidades: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (que preside), União Latina, Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, Concelho Nacional de Tradução e Associação Portuguesa de Tradutores.

A atribuição do Prémio será anunciada até 30 de Setembro de 2012.

As candidaturas ao presente concurso podem ser enviadas pelo correio, com data de expedição até 28 de Março de 2012, ou entregues em mão, até às 18 horas do mesmo dia, na União Latina, Rua Ricardo Espírito Santo 7 – r/c Esq. 1200-790 Lisboa; Tel. 213 966 835; E-mail: unilat@mail.telepac.pt

 

Fonte: Terminómetro

Consulte o sítio da UL

Partilhar