Desconstruindo os estereótipos brasileiros na aula de PLE

Muitos professores de PLE se deparam com alunos recém-chegados ao Brasil associando o brasileiro a imagens cristalizadas, ligadas à malandragem, mulher sensual, e mesma coisa pode ser replicada quando pensam no Brasil: Amazônia, Rio de Janeiro, carnaval, natureza, entre outros. Nota-se uma frequência de imagens e representações um tanto redutoras, podendo ser estereotipadas, e que estão presentes nas mentes de estrangeiros. Acredita-se que as causas dessa limitação estejam na formação de uma ideia de brasilidade que foi sendo construída ao longo dos anos por meio de vários fatores, entre eles políticos, históricos e culturais, sendo amplamente disseminada e incentivada pelos meios de comunicação, em especial, a publicidade.
Sabendo do grande poder das imagens em nossa sociedade de consumo e também que, hoje em dia, a publicidade ainda exerce um forte impacto na formação de ideias e na incorporação de valores, inclusive na manutenção de estereótipos existentes, o presente artigo restringe sua análise sobre o uso de estereótipos na publicidade de turismo brasileiro no exterior, em especial o turismo oficial, por acreditar na importância que esse setor desempenha na economia. Deseja-se compreender quais são as representações do Brasil e do brasileiro no exterior e como de fato isso deve ser repensado pelos professores de PLE na desconstrução ou reforço dessas visões pré-existentes.

Oradora: Profª. Ma. Vanessa Ferreira da Fonseca Babini (Instituto Aracatu, de São Paulo)

Horário: 18h (Madrid), 17h (Lisboa), 13h (Brasília)
Caros/as professores/as,

No dia 29 de maio, contaremos no Webinário de Português com a participação da Profª. Ma. Vanessa Ferreira da Fonseca Babini, do Instituto Aracatu, de São Paulo, que apresentará a sessão intitulada Desconstruindo os estereótipos brasileiros na aula de PLE.

Horário: 18h (Madrid), 17h (Lisboa), 13h (Brasília)

O certificado de assistência será expedido apenas àqueles que o solicitarem no momento do evento.

Podem se inscrever AQUI.

Contamos com a presença de vocês e a sua ajuda na difusão entre os seus contatos.

Um grande abraço e muita saúde a todos/as.

Comissão de Organização
do Webinário de Português

Sede: Universidad Complutense de Madrid
Facultad de Filología, Edificio D
Despacho 2.380
C/ Profesor Aranguren S/N
Ciudad Universitaria
28040 Madrid
Tel.: +(34) 91 394 5406
Site: https://www.aplepes.org/
Facebook: https://www.facebook.com/Aplepes/
Twitter: @APLEPES_Asoc

Partilhar