São Tomé 21 mai (Lusa) – A Semana de Literatura Infantil de São Tomé, promovida pela Escola Internacional de São Tomé, vai decorrer entre segunda e sexta-feira na capital do país e tem como convidado especial o escritor português António Mota.

“Trata-se de um evento dedicado à literatura em todas as suas vertentes. Queremos dar a conhecer aquilo que é a importância do livro e da leitura às crianças do primeiro ciclo, que é a fase mais importante da leitura e da escrita”, disse à Lusa a professora Sílvia Mota.

Workshops sobre histórias, contos, dramatizações e ateliers sobre pintura, teatro, desenho, escrita criativa e construção de fantoches preencherão cinco dias de atividades que terão a participação de pelo menos 120 crianças de diferentes escolas do país.

“Nós sentimos alguma dificuldade em trabalhar num país onde nem sequer há uma livraria onde se possa comprar livros infantis, daí que essa Semana de Literatura Infantil visa justamente incentivar as crianças para a leitura e para a escrita”, acrescentou Sílvia Mota, que é igualmente escritora.

A Semana de Literatura Infantil será marcada por várias iniciativas entre as quais o lançamento da mais recente obra do autor português António Mota, intitulada “Onde está a Minha Mãe?”

O livro será lançado no auditório do Centro Cultural Português – Instituto Camões, com o apoio da Embaixada de Portugal na capital são-tomense.

Ainda no âmbito do programa, o escritor português, que já publicou cerca de 80 livros, participará no I Encontro de Letras da Universidade de São Tomé e Príncipe onde proferirá também uma palestra sobre a literatura infanto-juvenil.

O encontro reunirá escritores e especialistas em literatura tanto são-tomense como estrangeiros no auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de São Tomé e Príncipe, com o alto patrocínio do Centro Cultural Brasil São Tomé e Príncipe.

António Mota, que se desloca a São Tomé pela primeira vez, terá igualmente vários encontros com alunos do pré-escolar, do Instituto Diocesano de Formação e da Escola portuguesa.

MYB // SMA – Lusa/fim
Partilhar