Secretário Executivo da CPLP participa na Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores do G20

Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, vai participar na Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores do G20, a decorrer a 21 e 22 de fevereiro de 2024, no Rio de Janeiro, sob o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”.

A participação do Secretário Executivo da CPLP nesta reunião surge a convite do Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Mauro Vieira, sendo que estão previstas intervenções de Zacarias da Costa sobre as atuais tensões internacionais e sobre a reforma da governança global, nas sessões de dia 21 e 22 de fevereiro, enquanto convidado.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores da República de Angola e da República Portuguesa, Estados-Membros da CPLP, também participam na reunião como países convidados.

O Brasil acolhe a Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores, enquanto presidência em exercício do “Grupo dos Vinte” – reúne os países com as maiores economias do mundo.  A presidência do Brasil no G20, de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024, coloca em debate assuntos prioritários do governo brasileiro, “incluindo o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global”.

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top