São Tomé e Príncipe totalmente engajado nos projetos da CPLP

São Tomé, 23 ago (Lusa) – São Tomé e Príncipe “está totalmente engajado” nos projetos da CPLP, organização que vai trabalhar na perspetiva de se garantirem “saltos qualitativos para a concretização de alguns dossiês importantes” com o país, prometeu hoje a secretária executiva.

Maria do Carmo Silveira fez hoje o balanço de três dias da sua visita de trabalho ao arquipélago, num encontro com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, que segundo a secretária executiva “reiterou o desejo de ver resolvida a questão de mobilidade” no espaço comunitário.

Portugal e Cabo Verde remeteram já à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) uma proposta conjunta nesse âmbito e Maria do Carmo Silveira citou o primeiro-ministro são-tomense como tendo manifestado “todo o seu empenho e que a parte são-tomense dê um contributo importante neste dossiê”.

Durante os três dias de vista a secretária executiva da CPLP teve vários encontros, designadamente com os ministros dos Negócios Estrangeiros e Comunidade, Urbino Botelho, das Finanças, Comércio e Economia Azul, Américo Ramos, da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, Ilza Amado Vaz, e da Juventude e Desporto, Marcelino Sanches.

Maria do Carmo inaugurou uma exposição sobre o “Futuro Aposta na CPLP” e proferiu uma palestra sobre “A Nova Visão estratégica da CPLP”.

“Falamos de uma maior aposta na cooperação económica empresarial e o senhor primeiro-ministro reiterou o seu desejo de ver a CPLP como um espaço económico, um espaço onde o comércio e os investimentos possam fluir em benefício dos países e povos desta nossa comunidade”, explicou a responsável comunitária.

São Tomé e Príncipe e a CPLP partilham a mesma visão de que a comunidade lusófona deve ser transformada num espaço económico, tendo Patrice Trovoada reiterado “todo o seu engajamento”.

“O senhor primeiro-ministro entende que é importante que haja uma vontade política forte ao nível dos estados membros para que se ultrapasse as barreiras que até agora existem”, sublinhou Maria do Carmo aos jornalistas no final do encontro com o chefe do executivo são-tomense.

Um encontro de cortesia com o Presidente são-tomense Evaristo Carvalho fechou o programa de visita da secretaria executiva da CPLP a São Tomé e Príncipe.

MYB // EL – Lusa/fim
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top