8 March 2021
O reitor da Universidade de Macau, Wei Zhao, é homenageado hoje (20/03/2011) em Lisboa pelas Universidades portugueses que lhe conferem títulos “Honoris Causa” numa cerimónia a decorrer na Academia das Ciências de Lisboa.

Reitor da Universidade de Macau distinguido pelas Universidades

Em declarações à agência Lusa, Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau e que acompanhará o reitor Wei Zhao a Lisboa, considerou a homenagem uma “honra sem precedentes” atribuída pelas Universidades portuguesas a um reitor da Universidade de Macau.

“O reitor Wei Zhao vai ser homenageado, nesta cerimónia, por, pelo menos, 12 das 16 Universidades públicas e consideramos que essa distinção não só é uma honra pessoal como para Macau e toda a Universidade que ao longo dos anos tem mantido uma estreita colaboração com as universidades portuguesas”, disse Rui Martins.

O vice-reitor acrescentou também que a Universidade de Macau, que nos últimos anos “tem desenvolvido a área da investigação científica”, pretende agora alargar também esse caminho à cooperação com as universidades portuguesas.

Além da cerimónia de imposição dos títulos, a delegação da Universidade de Macau, que inclui ainda quatro diretores de faculdade, vai ainda assinar o protocolo final para a criação da Cátedra Camões no departamento de português da Universidade de Macau e que conta como patrocinadores várias entidades públicas e privadas quer de Portugal quer de Macau.

Rui Martins explicou que a Universidade de Macau vai contratar em Portugal um académico de prestígio para ficar encarregue dos programas de mestrado e doutoramento no departamento de português da Universidade de Macau no âmbito da licenciatura em língua e cultura portuguesa.

Durante a estada da delegação em Portugal, que se prolonga pela próxima semana, participam ainda no centenário da Universidade do Porto e visitam vários complexos universitários como Porto, Aveiro, Coimbra, Técnica de Lisboa, Minho além do Instituto Camões e a delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa.

Antes do regresso a Macau, a delegação vai reunir-se com o ministro Mariano Gago, que tutela o ensino superior.

JCS.

Lusa/fim

 

FONTE: LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários