Rede Aga Khan financia com 5ME investigações científicas em Portugal e nos PALOP

Lisboa, 11 fev 2026 (Lusa) – A Rede Aga Khan vai financiar, com cinco milhões de euros, investigações científicas em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no âmbito de um protocolo assinado hoje com o Governo português, anunciou a organização.

“A secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, e o representante diplomático do Ismaili Imamat, Nazim Ahmad, vão assinar hoje um protocolo de colaboração científica e tecnológica entre o Governo da República Portuguesa e o Ismaili Imamat”, que pertence à Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), anunciou o organismo numa nota de imprensa.

Este acordo, que será assinado no Centro Ismaili de Lisboa, “significa um importante reforço do apoio já dado atualmente pelo Ismaili Imamat à investigação científica em Portugal e nos PALOP”, acrescentou.

Segundo a AKDN, em 2016 já tinha sido estabelecido um primeiro protocolo entre as partes, prevendo um financiamento de 10 milhões de euros para projetos de investigação e iniciativas já existentes entre instituições científicas e académicas dos PALOP e portuguesas.

O príncipe Karim Aga Khan IV – que escolheu Lisboa como capital espiritual – foi o fundador da AKDN e o 49.º Imam hereditário (líder espiritual) dos muçulmanos xiitas ismailis. Morreu em fevereiro de 2025.

Sucedeu-lhe o príncipe Rahim Aga Khan V, atual Presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.

NYC // VM – Lusa/Fim

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top