28 February 2021
Foto LUSA: Pessoas a cantar em barcos no rio Cau durante a festa da aldeia Tho Ha, na província de Bac Giang, cerca de 60 km de Hanoi, Vietname 28 de fevereiro de 2016. EPA / LUONG THAI LINH

Cooperação de Moçambique com o Vietname

Redação, 08 mar (Lusa) – O Presidente do Vietname, Truong Tan Sang, inicia quarta-feira um périplo internacional focado nas parcerias económicas e comerciais que vai incluir uma passagem por Moçambique, divulgou hoje a imprensa vietnamita.

Vários ministros e os líderes do Banco Nacional do Vietname e da Câmara do Comércio e da Indústria do Vietname integram a comitiva do chefe de Estado vietnamita.

A visita a Moçambique surge após um convite do Presidente moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi.

Hanói e Maputo estabeleceram relações diplomáticas em junho de 1975 e têm mantido uma estreita ligação, segundo a imprensa vietnamita.

Em 2008, o secretário-geral do Partido Comunista vietnamita, Nong Duc Manh, visitou Moçambique, e, dois anos mais tarde, foi a vez do então primeiro-ministro moçambicano Aires Ali deslocar-se ao Vietname.

Em 2015, a balança comercial entre o Vietname e Moçambique atingiu os 66, 1 milhões de dólares (cerca de 59, 9 milhões de euros), dos quais 59, 6 milhões de dólares (cerca de 54 milhões de euros) são oriundas das exportações do Vietname.

Atualmente, o grupo Viettel e a Hapro (Hanói Trade Corporation) estão a investir em Moçambique nas áreas das telecomunicações e do comércio.

Ao longo dos últimos anos, os dois países têm realizado vários projetos de cooperação nos setores da agricultura e das pescas, bem como têm firmado vários acordos de cooperação, como foi o caso, em 2003, de um acordo quadro de cooperação económica, cultural, científica e tecnológica.

Em 2007, Hanói e Maputo também assinaram um acordo para o incentivo e proteção do investimento.

Em 2014, os dois governos alcançaram um acordo na área da investigação das culturas alimentares em Moçambique para o quadriénio 2013-2017.

O périplo internacional de Truong Tan Sang, que inclui ainda a Tanzânia e o Irão, vai decorrer entre quarta-feira e a próxima terça-feira (15 de março).

SCA // EL – Lusa/Fim
Baía De Halong, Vietname.

Baía De Halong, Vietname.

Também poderá gostar

Um comentário
  • Cooperação de Moçambique com o Vietname | AICL Colóquios da Lusofonia
    10 Março 2016 at 17:00 -

    […] Fonte: Cooperação de Moçambique com o Vietname […]

  • ARTIGOS POPULARES