Presidente são-tomense ainda a avaliar eventual presidência da CPLP

Lisboa, 26 fev 2022 (Lusa) – O Presidente de São Tomé e Príncipe considerou que o país não tem atualmente condições para assumir a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2023, remetendo uma decisão final para breve.

“[O assunto] não está fechado porque São Tomé e Príncipe ainda não decidiu”, afirmou o chefe de Estado são-tomense, Carlos Vila Nova, questionado pela agência Lusa, durante uma visita privada a Portugal, se o país assumirá a presidência rotativa da organização em julho de 2023, sucedendo a Angola.

Vila Nova destacou que esta é uma missão “de envergadura, de amplitude”, que implica “coordenar os destinos de vários países congregados numa comunidade”.

“Neste momento, as condições internas do meu país não o permitem”, considerou, ressalvando que os restantes países-membros da CPLP já garantiram que iriam prestar “colaboração total”.

“É uma questão que a seu tempo nós tomaremos a decisão que convier à comunidade – é verdade, mas sobretudo – a São Tomé e Príncipe, porque nós não queremos assumir uma presidência que depois não estaremos à altura de exercer na plenitude ou de assumir completamente este desafio para o bem de todos”, afirmou.

Vila Nova remeteu uma decisão para “dentro da maior brevidade”.

Na conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em julho em Luanda, a decisão sobre a próxima presidência da CPLP foi adiada, com o argumento de que estavam em curso eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe.

Em setembro, após uma reunião informal dos chefes da diplomacia dos Estados-membros da CPLP, o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, Augusto Santos Silva, declarou como uma “boa notícia” o “acordo” que se obteve durante uma reunião informal de ministros da CPLP, em Nova Iorque, de que a presidência da organização lusófona ficará a cargo de São Tomé e Príncipe, após o mandato atual de Angola.

O secretário-executivo da organização, Zacarias da Costa, declarou que, após o ato eleitoral, em 17 de setembro, o próprio Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, manifestou “vontade de São Tomé poder assumir a presidência rotativa da CPLP em 2023 – 2025”.

A Guiné-Bissau também assumiu interesse em assumir o cargo em 2023.

A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

JH // PJA – Lusa/fim

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top