Maputo, 04 abr (Lusa) – O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, realiza entre quarta e sexta-feira a sua primeira visita oficial a Moçambique, a convite do chefe de Estado, Filipe Nyusi, anunciou a Presidência moçambicana.

“A visita enquadra-se no reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre Moçambique e Guiné Equatorial, nos domínios comercial, regional e internacional”, refere-se em comunicado.

Teodoro Obiang e Filipe Nyusi encontram-se quarta-feira às 16:30 (17:30 em Lisboa) no Gabinete da Presidência da República, em Maputo, para “conversações oficiais”.

O programa do Presidente equato-guineense contempla igualmente a deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, visitas ao Porto de Maputo, à Assembleia da República e ao Conselho Municipal de Maputo.

A visita de Teodoro Obiang a Moçambique acontece nove dias depois de ter realizado uma visita de Estado a outra capital lusófona em África, Luanda, em Angola.

Após a visita de algumas horas, que incluiu um encontro com o chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, os governos de Angola e da Guiné Equatorial deram conta da intenção de reforçar a cooperação bilateral nos domínios da formação de quadros, transportes, agricultura e pescas.

LFO/PMA (PVJ) // EL

Lusa/fim

Partilhar