Portugal vai promover candidatura do Português como Língua Oficial da ONU

João Guerreiro Rodrigues (CNN Portugal)


O novo Governo vai promover a candidatura da língua portuguesa como Língua Oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), no horizonte até 2030, vontade que consta do Programa de Governo apresentado nesta quarta-feira.

Atualmente, a organização chefiada pelo português António Guterres tem apenas seis línguas como oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

No ano passado, durante uma cimeira de chefes de Estado e do Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o presidente do Brasil, Luiz Lula da Silva, defendeu que o bloco deve propor o português como língua oficial da ONU.

“Temos de aproveitar que temos um secretário-geral das Nações Unidas que fala português e acho que nós deveríamos entrar com informações e um pedido nas Nações Unidas para que a língua portuguesa seja transformada em língua oficial das Nações Unidas”, propôs o líder brasileiro.

O português é falado por mais de 250 milhões de pessoas, no cinco continentes. No passado, o antigo primeiro-ministro português António Costa sugeriu que existem estimativas para que esse número aumente para 380 milhões já em 2050.

Numa entrevista à Lusa, a antiga Secretária de Estado dos Assuntos Europeus Ana Paula Zacarias admitiu que, apesar de os esforços para tornar o português uma língua oficial estarem já em marcha, este processo necessita de um investimento “financeiro imenso”.

Fonte: CNN Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa durante a sessão de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU, Nova Iorque, 19 de setembro de 2023. NUNO VEIGA/LUSA

 

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top