A professora Edite Castro tem vindo a desenvolver atividades para motivar e criar hábitos de leitura nos alunos do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e”.

Veja: Ponte Cultural UNTL – Escritores Lusófonos pelo Mundo

E decidiu fazer uma página para partilhar as atividades. O objetivo é fomentar e incentivar o gosto e o hábito da Leitura entre os mais jovens.

É uma iniciativa que pretende colocar os alunos do Departamento de Língua Portuguesa da UNTL em contacto com escritores lusófonos, seja através de videoconferência, com os que se encontram no estrangeiro, ou presencialmente em sala de aula.

Após uma primeira experiência, pela alegria e motivação dos alunos viu que era algo que poderia funcionar… Já têm em mente vários convites a outros escritores, alguns em Timor, outros em Portugal.

Pede a colaboração de todos.

Convida escritores a participar nas aulas

Vamos aqui partilhando um pouco do que acontece nesses encontros!

Um exemplo: Luís Cardoso esteve connosco.

Após a análise de alguns excertos da “Crónica de Uma Travessia”, tivemos a honra de ter connosco o autor, Luis Cardoso de Noronha, através de uma videochamada.
Como professora, não podia estar mais orgulhosa!!! Senti que os alunos estavam muito motivados, contentes e interessados em saber cada vez mais sobre a obra e a vida deste grande escritor timorense! Um agradecimento especial a Luís Cardoso, pelos conselhos e pelas histórias partilhadas! Obrigada por ter dispensado o seu tempo para estar connosco e nos ensinar tanto!!
Nós, professora e alunos, saímos de lá de alma cheia!! Esperamos que um dia possa estar connosco pessoalmente!! Tem tanto a ensinar a estes jovens!! Eles adoraram!! Não há palavras suficientes para agradecer este momento!
Obrigada Tiago C Santana Cardoso e Universidade Nacional Timor Lorosa’e pela ajuda técnica

Edite Castro
Partilhar