Nações Unidas, Nova Iorque, 01 jun 2021 (Lusa) – O moçambicano Bernardo Mariano foi promovido hoje a secretário-geral adjunto para Tecnologias da Informação na Organização das Nações Unidas (ONU) e chefe do Escritório de Tecnologias da Informação e Comunicação, foi anunciado.

A informação foi adiantada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, através de um comunicado de imprensa.

Bernardo Mariano vai substituir Patrick Carey como chefe de Tecnologias da Informação na ONU e secretário-geral adjunto para tecnologias de informação, assim passando a ser responsável pela gestão de recursos, padrões, segurança, arquitetura ou políticas relacionadas com as TIC dentro da organização.

Com 28 anos de experiência dentro do sistema das Nações Unidas, Bernardo Mariano deixa assim o cargo de diretor de Informática e diretor do departamento de Saúde Digital e Inovação na Organização Mundial da Saúde (OMS), que exercia até agora.

No comunicado sublinha-se que o moçambicano “liderou a jornada de transformação digital da organização, aproveitando tecnologias e inovações digitais para acelerar a realização dos objetivos estratégicos da OMS”.

Diretor regional da Organização Internacional para as Migrações (OIM) para a África Austral entre 2009 e 2015, Bernardo Mariano trabalhou na OIM desde 1993, começando por Moçambique, passando por Angola, Haiti, Mali, Quénia, Kosovo e África do Sul.

Bernardo Mariano exerceu o cargo de diretor de informática na OIM entre 2002 e 2011, voltando para o mesmo cargo em 2015, até 2017.

Segundo o comunicado, o moçambicano “defendeu várias iniciativas de transformação de negócios” e foi impulsionador de “inovações em sistemas operacionais e de gestão, sistemas de planeamento de recursos empresariais, tecnologia da informação, gestão de projetos e infraestrutura de rede”.

Bernardo Mariano concluiu o Mestrado em Gestão Global da Universidade de Salford​​​​​​​, no Reino Unido, e licenciatura em Engenharia Elétrica na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique.

​​​​​​​EYL // VM – Lusa/Fim

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar