Linguistas, especialistas, acadêmicos irão discutir sobre os direitos linguísticos expressos na legislação, os processos de oficialização de línguas minorizadas, as experiências de educação plurilingue e a formação docente para este tipo de educação.

O português é uma das seis línguas mais faladas no mundo. É língua oficial em oito países, inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais. Esses países têm assumido uma participação ativa em instâncias internacionais e operações humanitárias e de manutenção da paz e são contribuintes significativos para organismos internacionais. No entanto, muitas foram as comunidades linguísticas excluídas pelas políticas linguísticas em curso, proponentes do apagamento da existência de outras línguas, através da sua desvalorização e de um de ensino meramente monolingue.

Portanto, o Colóquio de Maputo tem por objetivo a troca de experiências entre autoridades e representantes de diversas organizações dos EM, especialistas na área oriundos de várias entidades e pesquisadores acadêmicos e que já desenvolvem uma metologia de ensino voltada à gestão da pluralidade linguística nos EM a fim de compatibilizar a promoção conjunta do português nestes sistemas com a rica tradição linguística dos cidadãos.

Deve-se levar em consideração, para isso, a impressionante diversidade linguística dos EM da CPLP, frequentemente ignorada, com cerca de 339 línguas diferentes (40 em Angola; 23 em Moçambique, 20 na Guiné Bissau; 11 em São Tomé e Príncipe; uma (1) em Cabo Verde; 19 em Timor-Leste; 215 no Brasil e 10 em Portugal), que representam 5% das línguas faladas no mundo.

Assim, fazem parte deste colóquio as discussões sobre os direitos linguísticos expressos na legislação, os processos de oficialização de línguas minorizadas, as experiências de educação plurilingue e a formação docente para este tipo de educação, bem como as oportunidades que a presença de outras línguas traz para os EM e sua população, incluindo seu valor econômico.

O local do evento será na Sala de Conferências do Ministério da Educação Avenida 24 de Julho, Nº 167P.O. Box 34, Maputo-Moçambique.

Palestrantes e delegação do IILP se hospederão no Hotel Cardoso

http://www.lonrhohotels.com/content/hotel-cardoso

Maiores informações contate secretariado.iilp@gmail.com

Partilhar