Por Marco Martins (pt.rfi.fr)
Guiné-Bissau, Angola e Moçambique alcançaram o apuramento para a fase de grupos de qualificação no continente africano para o Mundial de 2022 que vai decorrer no Qatar.
Em Maputo, Moçambique venceu por 2-0 as Ilhas Maurícias com tentos de Clésio Baúque e Catamo, isto após os moçambicanos terem vencido na primeira mão por 0-1. Os Mambas apuraram-se para a fase de grupos da zona África de apuramento para o Mundial.
Em Luanda, Angola recebeu e venceu a Gâmbia por 2-1 com tentos de Geraldo e Fábio Abreu para os Palancas Negras, sendo que na primeira mão, os angolanos venceram por 0-1. Os Palancas Negras também seguem para a próxima fase.
Em Bissau, num duelo 100% lusófono entre a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, os Djurtus venceram por 2-1. Joseph Mendes bisou, apontando os dois tentos dos guineenses, enquanto Iniesta marcou o único golo dos são-tomenses. Recorde-se que na primeira mão os Djurtus venceram por 0-1 com o único tento a ser marcado pelo avançado Joseph Mendes. A Guiné-Bissau segue para a próxima fase enquanto São Tomé e Príncipe fica desde já fora do Mundial 2022.
Os vencedores desta primeira fase juntam-se às equipas já apuradas por terem uma boa classificação a nível africano. Nesse lote de países encontramos Cabo Verde, o quinto país da África Lusófona.