Macau, China, 06 jun (Lusa) – Macau vai ser palco, a partir do próximo dia 11, de uma mostra de cinema português, que conta com um total de nove filmes, incluindo a curta-metragem vencedora do Urso de Ouro de Berlim.

A mostra de cinema surge no âmbito das comemorações do mês de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Macau e Hong Kong.

O programa de três dias arranca no próximo sábado, dia 11, com uma “sessão da tarde” que inclui cinco curtas, incluindo “Balada de um Batráquio”, vencedora do Urso de Ouro do Festival de Berlim e premiada no Festival Internacional de Cinema de Hong Kong.

Antes da curta-metragem da jovem realizadora portuguesa Leonor Teles, vão passar “A Caça Revoluções”, de Margarida Rêgo, “Aula de Condução”, de André Santos e Marco Leão, “Despedida”, de Tiago Rosa-Rosso, e o “Rebocador”, de Jorge Cramez.

No mesmo dia há uma “sessão de noite” reservada à longa-metragem “A Toca do Lobo”, de Catarina Mourão.

Já no domingo vai ser exibida “Gipsofila”, de Margarida Leitão, que venceu o prémio de Melhor Filme do Festival Transcinema, em dezembro, no Peru.

A película vai ser seguida de um debate sobre a produção cinematográfica em Portugal e a sua visibilidade no mundo, que vai contar com Margarida Moz, diretora da Portugal Film, agência que organiza o Festival IndieLisboa e outras mostras de cinema independente em Portugal e no mundo e que apresenta a que vai decorrer na Cinemateca Paixão em Macau.

“Os Olhos de André”, ‘docuficção’ da autoria de António Borges Correia, vencedor do prémio de melhor longa-metragem portuguesa do IndieLisboa 2015, preenche a sessão da noite de domingo, enquanto o filme coletivo “Aqui, em Lisboa”, rodado por Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes e Marie Losier e produzido pelo IndieLisboa, ocupa a de segunda-feira, dia 13, encerrando a mostra.

As sessões da tarde têm lugar às 16:30 e as da noite às 20:00.

Todos os filmes são legendados em inglês.

A entrada é gratuita, mas os bilhetes têm de ser levantados na Casa de Portugal.

DM (NL/SS/SYRO/BM/MP) // MP – Lusa/Fim
Profissionais dos espetáculo assistem a um filme sobre os 100 anos do cinema português em frente à Assembleia da República, Lisboa, 9 de maio de 2012.  ANTONIO COTRIM/LUSA

Profissionais dos espetáculo assistem a um filme sobre os 100 anos do cinema português em frente à Assembleia da República, Lisboa, 9 de maio de 2012. ANTONIO COTRIM/LUSA

Partilhar