Díli, 03 fev 2023 (Lusa) – A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação timorense classificou hoje a sua presença na reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Jacarta, como “um grande passo” para Timor-Leste se juntar “à grande família” da organização regional.
Timor-Leste é representado pela primeira vez numa reunião do Conselho de Coordenação da ASEAN, ainda que como observador, numa altura em que se estão a definir as linhas mestras do processo de adesão à organização.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense referiu que Adaljiza Magno transmitiu “a importância de estar presente e de que forma a presença de Timor-Leste retrata um grande passo para se juntar à grande família da ASEAN”.
Adaljiza Magno sublinhou “os esforços e políticas desenvolvidas por Timor-Leste, a nível interno, para o processo de adesão, em harmonia com as prioridades da ASEAN”.
Entre os vários pontos discutidos no encontro, foram apresentadas as prioridades da presidência da Indonésia, sob o tema “Assuntos da ASEAN: Epicentro do Crescimento”, que incidirá essencialmente na resposta a diferentes desafios regionais e globais, os conflitos geopolíticos, os impactos da pandemia, as crises alimentares, crises financeiras e energéticas, catástrofes naturais e a estabilidade e paz na região, com a iniciativa da Indonésia da perspetiva da organização sobre o Indo-Pacífico.
Foi igualmente abordado “o processo de integração de Timor-Leste à ASEAN, particularmente a adoção das linhas mestras que Timor-Leste terá de seguir, e que será oportunamente distribuído pelo secretariado da ASEAN para as respetivas linhas setoriais”, prossegue o comunicado.
Foram aprovados os termos de referência revistos para o grupo de trabalho para a candidatura da ASEAN, que “irá trabalhar na elaboração do roteiro (‘roadmap’), no qual deverão ser refletidas as decisões das missões de avaliação realizadas a Timor-Leste dos três pilares da comunidade dos países da ASEAN”.
No primeiro dia do evento, a chefe da diplomacia timorense também se reuniu com os seus homólogos do Reino do Camboja, das Filipinas, Laos e Brunei, para que, “no quadro da ASEAN, fossem estreitadas e aprofundadas as relações bilaterais”.
No sábado, Adaljiza Magno participará no retiro dos ministros dos Negócios Estrangeiros da ASEAN, sendo acompanhada pela diretora-geral de Timor-Leste para a ASEAN, Milena Rangel, pelo embaixador de Timor-Leste em Jacarta, Filomeno Aleixo, e a respetiva delegação.