8 March 2021
China lança em Março fundo de mil milhões de dólares para apoiar relações com países de língua Portuguesa.

Mil milhões de dólares para países de Língua Portuguesa

O secretário-geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, com sede em Macau, anunciou em Pequim que em finais do corrente mês de Março será lançado o fundo de financiamento de mil milhões de dólares anunciado em Macau pelo primeiro ministro chinês Wen Jiabao quando presidiu em Novembro de 2010 ao Terceiro encontro ministerial do Fórum.

Segundo a agência de notícias Angop, Chang Hexi disse que “os regulamentos de acesso à linha de crédito estão a ser desenvolvidos e vai servir principalmente para apoiar empresas chinesas e dos países integrantes do fórum em projectos a serem implementados nos países de língua portuguesa”.

Chang Hexi durante um encontro com o embaixador de Angola na China, João Garcia Bires, anunciou igualmente que bolseiros de Angola ligados ao sector da hotelaria e turismo e outras áreas vão participar brevemente na República Popular da China em programas de formação patrocinados por Macau.

O secretário-geral do Fórum Macau, Chang Xie fez uma apresentação de algumas das acções desenvolvidas pelo secretariado que dirige, tendo como principais referências a aplicação das medidas de apoio destinado ao desenvolvimento dos países de língua portuguesa anunciadas pelo primeiro-ministro chinês Wen Jiabao. Ler o artigo completo (Macauhub)

 

Artigo relacionado: Angolanos estudam em Macau

Também poderá gostar

Sem comentários