Marcelo afirma que está em Brasília “num gesto histórico” e nega desconforto

Brasília, 07 set 2022 (Lusa) – O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que está no Brasil “num gesto histórico” e negou desconforto por ter assistido ao desfile cívico-militar do 07 de Setembro ao lado de Jair Bolsonaro.

Em declarações à comunicação social, num hotel em Brasília, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “de onde estava não ouvia” as palavras de ordem que foram gritadas pela multidão em apoio ao Presidente do Brasil e contra Lula da Silva, seu adversário na campanha em curso para a eleição presidencial de 02 de outubro.

Questionado se estava confortável por ter estado nesta cerimónia, o Presidente português respondeu: “Sim, sim”.

“Eu estou aqui para representar Portugal num momento histórico, fosse qual fosse o Presidente. As pessoas têm de perceber o seguinte: a campanha eleitoral dura X tempo, o mandato do Presidente dura muito mais e a História de 200 anos dura muito mais. E o que fica para a História é que Portugal esteve presente num momento histórico”, declarou.

“Eu venho aqui num gesto histórico. Este é um momento histórico, e não é histórico por haver uma eleição, é histórico porque são 200 anos de vida de um Brasil independente, que é um orgulho para nós”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente português argumentou ainda que “Portugal tem relações diplomáticas com democracias e com ditaduras”, referindo que recebeu chefes de Estado e visitou países “independentemente de os regimes serem parecidos ou não, de as personalidades serem parecidas ou não, de as conjunturas políticas serem parecidas ou não”.

“O que interessa é que há um milhão de portugueses a viver no Brasil e há 250 mil brasileiros a viver em Portugal, e esses continuarão a viver qualquer que seja o Presidente, qualquer que seja o Governo, e a minha função é representar a nação portuguesa”, defendeu.

Marcelo Rebelo de Sousa falou da independência do Brasil como “motivo de orgulho para Portugal”, proclamada “através de um português, príncipe filho de um rei português”, D. Pedro.

“Um português, príncipe filho de um rei português, proclama a independência do Brasil. Isso é o que fica para a História. Para a História não fica, se não de forma circunstancial, se havia um acontecimento da política interna ou não”, sustentou.

Sobre o formato deste desfile, assinalou que “teve duas partes, uma parte cívica e uma parte militar”, e contou que o vice-presidente do Brasil, o general Hamilton Mourão, lhe foi explicando algumas das capacidades militares brasileiras.

O Presidente português elogiou a opção de incluir no desfile “as bandeiras que desde o tempo em que o Brasil integrava o império português eram as bandeiras oficiais de forças armadas que viriam a ser brasileiras”.

No seu entender, o mesmo deveria ser feito em Portugal.

No fim destas declarações à imprensa, apoiantes de Bolsonaro presentes naquele hotel de Brasília, vestidos de verde e amarelo, aproximaram-se e aplaudiram Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois, dirigiram-se para os jornalistas portugueses desafiando-os a entrevistarem-nos, alguns rodearam uma jornalista em particular, com a qual trocaram palavras em tom mais agressivo, e acabaram a gritar “comunistas”.

IEL // JPS – Lusa/Fim

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top