São Paulo, Brasil, 13 abr (Lusa) – Portugueses e seus descendentes que moram na Região Metropolitana da Baixada Santista, no litoral do Estado de São Paulo, pediram hoje ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas que tente viabilizar a construção um centro cultural na região.

Em entrevista à Lusa, José Luis Carneiro relatou que vários elementos da comunidade portuguesa lhe fizeram este pedido durante a sua visita hoje ao Consulado Honorário de Santos.

Evitando comentar temas relacionados com a economia e a política, setores em crise no Brasil, o secretário de Estado português frisou que as relações entre o Brasil e Portugal vão muito além de acordos e trocas comerciais e que ele percebeu um grande interesse de aproximação cultural nos encontros em que já participou nesta sua visita ao país.

Nesta área, José Luis Carneiro fez questão de citar uma iniciativa educacional que está a ser discutida pelo Consulado de São Paulo com a prefeitura (câmara] local.

“Hoje foi possível sentir o apoio do [Prefeito Fernando] Haddad a um projeto do Consulado, que pretende promover o ensino da literatura e da cultura portuguesa nos Centos Unificados de Ensino [escolas da periferia de São Paulo que têm estruturas parecidas com as dos centros culturais]”, comentou.

Segundo Carneiro, a ideia inicial do Consulado é promover uma semana de cultura portuguesa nestas escolas e, depois, expandir e desenvolver novas atividades.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas passará a semana todo no Brasil, seguindo na quinta-feira para Belo Horizonte e depois para a cidade do Rio de Janeiro, onde visitará as obras das novas instalações do Consulado-geral de Portugal.

CYR // ARA – Lusa/Fim
close
Subscreva as nossas informações
Partilhar