Luanda – De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, o encontro será presidido por Georges Chicoti  e contará com a presença de membros do Executivo angolano, assim como representantes das missões diplomáticas acreditadas em Angola.

O acto é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e vai debater, dentre outros  temas, as relações económicas entre os estados membros e Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais.

De acordo com a agenda de trabalhos a que a Angop teve hoje, sexta-feira. acesso, nos dia 18 e 19 decorrerá a reunião dos pontos focais da CPLP, dia 20 se realiza a reunião dos grupos de trabalho, a 21 a reunião do Comité de Concertação Permamente (CCP) e no dia 22 de Julho terá lugar a XVI Reunião do Conselho de Ministros.

Nesta sessão será reconduzido ao cargo de director-geral da CPLP, Helder Vaz Lopes, serão analisadas, entre outras questões, a revisão dos estatutos da CPLP, a revisão do fundo especial da comunidade, a aprovação do roteiro CEDEAO-CPLP, no âmbito do Programa de Reforma do Sector de Segurança e Defesa da  Guiné Bissau.

Será igualmente abordado o regulamento do Prémio José Aparecido de Oliveira, a concessão da categoria de observador da CPLP e o orçamento de funcionamento do secretariado executivo para o exercício 2011 e as eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe.

Integrada por titulares da diplomacia dos oito paises membros da CPLP, o encontro tem como principais objectivos a concertação político-diplomática entre os estados membros da CPLP para o reforço da sua presença no cenário internacional, a cooperação em todos os domínios e a materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.

O evento vai contar ainda com a presença da Guiné Equatorial, Ilhas Maurícias e o Senegal, que participam no acto  como membros observadores.

 

 

FONTE: Angop

Partilhar