Livros de Afonso Cruz e José Saramago premiados no Brasil

Lisboa, 12 maio (Lusa) – As edições brasileiras dos livros “O pintor debaixo do lava-loiças”, de Afonso Cruz, e “O lagarto”, de José Samarago, foram distinguidas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ), revelou a organização.

Os dois livros, publicados em 2016 no mercado brasileiro, foram premiados na categoria “Literatura em Língua Portuguesa”.

“O pintor debaixo do lava-loiças” baseia-se num episódio real vivido pelos avós de Afonso Cruz, quando acolheram um pintor eslovaco, judeu, que fugia do regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

Editado no Brasil pela Peirópolis, o livro conta também com ilustrações do autor e está editado na Colômbia, na Eslováquia e em língua árabe.

“O lagarto”, editado pela Companhia das Letrinhas, recupera uma crónica que José Saramago publicou na década de 1970 no livro “A bagagem do viajante”, agora ilustrada com xilogravuras do brasileiro J. Borges.

Estes dois livros, agora reconhecidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil, já tinham recebido o selo “Cátedra 10”, da Cátedra UNESCO de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

A entrega dos prémios está marcada para 21 de junho na abertura do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro.

Criada em 1968, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil é uma organização de promoção da leitura e do livro para os mais novos e desde 1999 atribui anualmente prémios de reconhecimento dos melhores livros publicados no Brasil.

Em anos anteriores, aquela fundação distinguiu, por exemplo, obras de Sophia de Mello Breyner Andresen, José Jorge Letria e Ondjaki.

SS // TDI – Lusa/fim
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top