Lançamento do livro “Português Atual”

Este livro é o guia essencial para compreender a língua portuguesa atual e aprender a utilizá-la com correção.

Organizado em três partes, a primeira procura dar a conhecer as regras do novo acordo ortográfico, de modo a facilitar a sua aplicação.

A segunda parte apresenta alguns pressupostos necessários à correção linguística, no que se refere à produção escrita, desde a competência gráfica à morfossintática e discursivo-textual.

Assim, procura-se estabelecer uma correlação entre a gramática e a escrita, através de um estudo raciocinado das estruturas e das potencialidades da língua, explorando regras e sugerindo técnicas de abordagem e de produção de texto.

A terceira e última partes é constituída pelas crónicas da autora, publicadas no Jornal de Notícias, no dossiê Português Atual. Trata-se de reflexões sobre a língua portuguesa, nos mais variados domínios. Com uma função nitidamente informativa, permitem refletir sobre o funcionamento da língua e contribuem para a aprendizagem e consolidação de conhecimentos.

LÚCIA VAZ PEDRO

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Universidade do Porto, leciona na Escola Secundária António Sérgio, em Gaia.

É professora e formadora na área da língua materna, tendo publicado vários livros escolares, romances e livros infantis. Em junho de 2014, deslocar-se-á a Macau, a convite do IPM (Instituto Politécnico de Macau) a fim de ministrar formação de português aos professores universitários chineses.

Escreve uma crónica semanal para o Jornal de Notícias sobre a língua portuguesa, sendo responsável pelo Dossiê «Português Atual».

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top