26 February 2021

Lançada em Cabo Verde compilação de poesias de escritores atuais e do século XIX

Praia, 28 mar (Lusa) – A livraria cabo-verdiana Pedro Cardoso lança hoje, na cidade da Praia, o livro “Cabo Verde 100 Poemas Escolhidos”, uma compilação de poesias de escritores do arquipélago do século XIX aos atuais.

Segundo Simone Caputo Gomes, uma das organizadoras e editoras, o livro foi estruturado num “ciclo de tempo”, desde os escritores mais antigos, como Antónia Pusich (nascida em 1805), aos mais novos, como Eileen Barbosa (nascida em 1982).

100 poemas escolhidos“São 100 poemas dos vários autores. Nós percorremos toda a literatura cabo-verdiana, começamos com a Antónia Pusich, que é considerada a autora inicial, e terminamos com a Eileen, uma das mais jovens da literatura cabo-verdiana”, acrescentou, citada pela Inforpress.

A responsável indicou que os versos contidos no livro mantiveram a grafia original e estão organizados de forma cronológica, conforme a data de nascimento dos seus autores.

“Cabo Verde 100 Poemas Escolhidos”, o quinto livro lançado este ano pela Livraria Pedro Cardoso, foi organizado pelas professoras cabo-verdianas Érica Antunes Pereira e Maria de Fátima Fernandes e pela brasileira Simone Caputo Gomes.

O livro vai ser apresentado pelo professor Manuel Brito-Semedo, indicando que abrange um horizonte de mais de 150 anos, desde o primeiro poema publicado em 1854 ao último em 2008.

A Livraria Pedro Cardoso, criada em 2014 e propriedade da Sociedade para o Ensino, Formação e Educação (EFE), homenageia o escritor cabo-verdiano com o mesmo nome.

RYPE // VM – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES