5 March 2021
A mascote dos Jogos da Lusofonia, que se vão realizar em 2014 no Estado indiano de Goa, é "Jojo, o galo", uma figura popular na província indiana pelo seu passado lusófono, revelou hoje a organização.

“Jojo, o galo” é a mascote dos Jogos da Lusofonia 2014 em Goa

“Jojo” foi apresentado oficialmente numa cerimónia realizada na noite de terça-feira em Panjim, que contou com a presença de vários governantes de Goa, de chefes das missões dos países participantes, membros da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) e personalidades desportivas indianas como a estrela do ténis Sania Mirza, refere um comunicado enviado hoje à agência Lusa.

“O dinâmico Jojo representa tudo o que é essencialmente goês, uma atitude positiva, um forte competidor com um verdadeiro espírito desportista”, refere a mesma nota, salientando que “o galo é muito popular em Goa”, dando forma a objetos em argila para armazenar água e encontrando-se a sua figura ainda em telhados e em festivais, sendo mencionado “nas canções populares e folclóricas”.

A par de “Jojo”, a organização dos Jogos da Lusofonia deu ainda a conhecer a tocha oficial do evento, nas mãos do atleta indiano Padmashree Milkha Singh, que tem a forma de uma concha, “refletindo a tradição marítima de Goa e o seu passado lusófono, dado que os portugueses chegaram à costa de Goa pelo mar”.

Na mesma cerimónia, que contou com um espetáculo de luz e som e várias apresentações culturais, a fadista de Goa Sonia Shirsat e Lorna, outra artista local, subiram ao palco para cantarem pela primeira vez o hino dos Jogos da Lusofonia 2014, composto pelo músico Mukesh Ghatwal e com letra do poeta, escritor e membro da Assembleia Legislativa Vishnu Wagh.

O hino tem elementos de cinco línguas, nomeadamente de concani, português, marathi, hindi e inglês.

Na ocasião, o ministro-chefe do Governo de Goa e presidente dos Jogos da Lusofonia 2014, Manohar Parrikar, afirmou, citado no comunicado enviado à Lusa, que o seu Estado “está ansioso” pelo evento, agendado para entre 18 e 29 de janeiro, salientando que ele será realizado “a grande escala”.

O ministro do Desporto de Goa, Ramesh Tawadkar, garantiu que este “será o melhor evento desportivo já realizado no Estado”.

A 3.ª edição dos Jogos da Lusofonia vai contar com a participação de mais de 1.500 atletas de 12 países, incluindo Portugal, que vão competir em nove modalidades (atletismo, basquetebol, voleibol de praia, voleibol, futebol, ténis de mesa, judo, taekwondo e wushu).

PNE // NF – Lusa/Fim

Fotos:

Igreja de Nossa Senhora em Goa, na Índia a 31 de Janeiro de 1992. Manuel Moura / Lusa

– Edificio do sec. XVI que alberga a nova delegacao do FC Porto em Goa na India, terca-feira 9 de janeiro de 2007. LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários