28 February 2021
Competição feminina de taekwondo -57 kg na III Edição dos Jogos da Lusofonia. Pavilhão Multiusos de Peddem, em Mapusa, em Goa, Índia, 26 de Janeiro de 2014. GONÇALO LOBO PINHEIRO/LUSA

Jogos CPLP: Muitas palmas, música, dança e carnaval na cerimónia de abertura

Espargos, Cabo Verde, 18 jul (Lusa) – Muitas palmas, música, dança e desfile de carnaval marcaram domingo à noite a cerimónia de abertura dos X Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontecem na ilha cabo-verdiana do Sal.

Depois de quase 30 minutos de atraso, a cerimónia oficial arrancou com as delegações dos países presentes no evento a desfilarem no relvado sintético do Estádio Marcelo Leitão, na cidade de Espargos.

Participam nas competições atletas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e de Moçambique.

A Guiné Equatorial marca presença apenas com uma delegação ministerial enquanto Guiné-Bissau desistiu de participar por razões financeiras.

Depois dos desfiles seguiram-se momentos de música, dança e desfile de carnaval, tudo muito aplaudido por centenas de pessoas no Estádio municipal, nesta que é a segunda vez que Cabo Verde organiza os Jogos da CPLP, depois de 2002, na cidade da Praia.

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Jorge Figueiredo, mostrou-se orgulhoso pela ilha estar a receber os Jogos e enalteceu que isso só foi conseguido graças ao envolvimento dos setores público e privado.

Por sua vez, o ministro do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, disse que o país quer se afirmar na organização de grandes eventos desportivos.

O ministro do Desporto de Moçambique, Alberto Nkutumula, enalteceu a excelência na organização cabo-verdiana e disse que estes poderão ser “um dos melhores” jogos da CPLP.

O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, enalteceu a “grande festa” do desporto, dizendo que a ilha do Sal, o país e a CPLP “estão de parabéns”, tendo Cabo Verde dado mostras da sua capacidade de organização de grandes eventos.

Os Jogos da CPLP arrancaram hoje na ilha cabo-verdiana do Sal, com a presença de cerca de 500 jovens atletas, que vão competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

As competições são destinadas a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20.

Os Jogos terminam no dia 24 de julho.

 

RYPE // APN

Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES