7 March 2021
Entre 22 e 24 de Junho, a Universidade de Aveiro recebe o "1º EJLCPLP - Encontro de Jovens Líderes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa".

Iº Encontro de Jovens Líderes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Relatório final

 

Este encontro reúne líderes juvenis, trabalhadores na área da juventude e autoridades locais para partilharem experiências e debater sobre o desenvolvimento de uma nova cultura de participação juvenil no espaço lusófono.

Promovido no âmbito do Festival Jovem da Lusofonia, o encontro contará na Sessão de Encerramento com a presença de Sua Excelência Dr. Alexandre Mestre, Secretário de Estado do Desporto e Juventude. Juntará durante três dias 40 representantes da juventude lusófona da diáspora portuguesa, para encontrarem novas formas de envolver os jovens de forma ativa na definição de políticas comunitárias que serão posteriormente apresentadas no formato de uma Carta da Juventude da CPLP.

 

Iº Encontro de Jovens Líderes da CPLP

O encontro representa um processo coletivo de lideranças juvenis, que pretendem assumir um papel crucial no espaço da CPLP, especialmente no que diz respeito, ao processo de tomada de decisão sobre os assuntos diretamente relacionados a Juventude.

O encontro, apoiado pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, está estruturado numa combinação de discussões plenárias introdutórias, mesas redondas e grupos de trabalho divididos em vários tópicos em discussão, suportados por peritos convidados das diferentes áreas abordadas, dentro de um ambiente que favoreça o envolvimento dinâmico de todos os participantes.

Carta da Juventude da CPLP

O documento reconhece que os jovens têm um papel crucial face aos novos desafios que a comunidade de países de língua portuguesa enfrenta em matéria política, socioeconómica, demográfica, ambiental e tecnológica.

O Iº EJLCPLP está estruturado em torno de 6 campos de ação:

1. Cultura e Diálogo Intercultural

2. Migrações, Mobilidade, Co-desenvolvimento

3. Emprego/empreendedorismo, Educação e Internacionalização profissional

4. Política Juvenil e Cidadania Ativa

5. Carta da Juventude (impulso a políticas da Juventude)

6. Lusofonia e Juventude 2020

 

Este desafio é nosso!

O desafio de promover a aprendizagem significativa. Nos últimos anos, temos assistido algumas tentativas legislativas de fomento a maior cooperação e diálogo intercultural no espaço lusófono. Neste sentido, é importante que a Juventude assuma um papel ativo que incremente a sua participação social. Como resultado procuramos uma Juventude mais ativa e presente no futuro da comunidade de países de língua portuguesa.

 

VER: Programa do Encontro

 

CHAMADA PARA PARTICIPANTES

Data limite de envio de candidatura: 15 de Junho de 2012

 

INFORMAÇÕES GERAIS

DATA: 22 a 24 de Junho de 2012

LOCAL: Universidade de Aveiro (Auditório da Associação Académica da Universidade de Aveiro)

Nº DE PARTICIPANTES: 40

LIMITE DE IDADES: 18 aos 35 anos

PERFIL DOS PARTICIPANTES: Jovens dirigentes associativos, jovens interessados no tema, decisores políticos, técnicos na área da juventude, especialistas, stakeholders relevantes no espaço lusófono residentes em Portugal.

TAXA DE CURSO: 20 € (vinte euros), que será pago no momento da inscrição

CONDIÇÕES:

Alojamento: O Encontro terá um formato residencial pelo que será assegurado aos/às participantes alojamento nas noites de sexta feira dia 22 e sábado dia 23.

Alimentação: As refeições de 6ª feira, sábado e domingo serão oferecidas pela organização

Transporte: Os custos com transporte deverão ser suportados pelos/as participantes

Documentação: Será entregue um certificado de participação

METODOLOGIAS: Sessões plenárias e grupos de trabalho. Os trabalhados decorrerão tendo como base a abordagem educativa da Educação Não Formal (participação ativa, aprendizagem entre pares)

OBJECTIVOS:

a) Reforçar o papel e o empreendedorismo dos jovens e organizações juvenis ativos na promoção da cooperação entre países de língua portuguesa.

b) Envolver jovens na discussão sobre as políticas comunitárias do tema Carta da Juventude da CPLP e da participação juvenil no espaço lusófono, capacitando-os e dando-lhes a oportunidade de serem ouvidos e envolvidos em questões que afetam diretamente a sua vida diária.

 

RESULTADOS ESPERADOS

O Encontro deverá resultar num documento que apresente as suas ideias de fomento a política comunitária juvenil, sob a forma de uma Carta da Juventude da CPLP e sobre formas de promover a participação juvenil, nas políticas de cooperação e diálogo nos países de língua portuguesa.

PRAZO PARA CANDIDATURAS: Os participantes que preencham os critérios e os interessados em participar devem enviar o formulário de inscrição em anexo, junto com comprovativo de pagamento efetuado por transferência bancária (NIB: 0035 0185 0001 3494 0004 7) para fjlusofonia@gmail.com até dia 15 de Junho de 2012.

 

Para maiores informações, por favor, contactar o Secretariado do Festival Jovem da Lusofonia:

fjlusofonia@gmail.com;

José Ferramenta 918 182 024

Danildo Souto Amado 925 464 671

Phillippa Bennett 937 948 505

 

VER: Programa do Encontro

Também poderá gostar

Sem comentários